História

Em 1981 Paulo Otacílio Cordeiro e Antônio Joaquim Cordeiro, empresários visionários do ramo agropecuário, fundam, em Pompéu/MG, a Agropéu uma destilaria de álcool.
O projeto que deu origem a Agropéu S/A, foi enquadrado nos fundamentos da segunda fase do PRÓALCOOL, onde contemplava a construções de destilarias autônomas para atender a demanda dos novos veículos movidos exclusivamente a álcool e reforçar a oferta de álcool anidro, priorizado pela primeira fase do programa nacional do álcool.
Pelo projeto original, foi construída uma destilaria com capacidade de produção de 120.000 litros de álcool por dia.


As lavouras de cana-de-açúcar eram de propriedade de produtores independentes, constituindo um sistema de integração contratual, com forte regulamentação governamental, através do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) 
A primeira safra da Agropéu foi realizada em 1984.

No final da década de 80, apesar da intensa crise vivida pelo setor sucroalcooleiro, à empresa consolidou se empresarialmente e se preparou para buscar novas estratégias de sobrevivência. O cenário sombrio que se desenhava agravado pelas sucessivas tentativas do governo em estabilizar a economia, através de planos econômicos, que mantinham os preços do setor abaixo dos custos de produção, levando a um fatal colapso de oferta.
Na década de 90, na agonia anunciada do PROALCOOL, a empresa buscou nova identidade, assumindo a produção da matéria prima, cana-de-açúcar, com grande esforço para a ocupação da capacidade ociosa da planta    industrial.
No segundo milênio, a Agropéu ampliou sua capacidade de produção de Etanol para 500.000 lts/dia e buscou novas tecnologias para tornar-se mais competitiva em um mercado globalizado.
Em 2011 a Agropéu construiu uma moderna fábrica de açúcar com produção de 10.000 sacos de 50 kg /dia, em 2016 viabilizou o projeto de ampliação de sua capacidade de geração de energia elétrica a 21,6 MW/H com comercialização de 15 MW/H de  excedentes.
Ao completar 35 anos a Agropéu consolida sua forte presença como agente promotor de ações de sustentabilidade, por meio de políticas claras, voltadas ao meio ambiente, recursos humanos e responsabilidade social.

Cotações


Previsão do tempo

Redes sociais

Webmail